INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O presente trabalho aborda a questão da criança com Síndrome de Down e as dificuldades enfrentadas no

cotidiano da escola regular, especificamente na Educação Infantil. Segundo Pueschel (2005, p. 54), a Síndrome de Down é causada por anomalia genética, assim o homem e a mulher possuem 23 cromossomos cada que, somados, resultam em 46 cromossomos. No caso da criança Down ocorre a trissomia (presença de 3 cromossomos e não de 2 cromossomos como seria  o normal) do 21. De acordo com o IBGE (2000), existem 300 mil pessoas com Síndrome de Down. Conforme a LDB 93 94/96, o atendimento escolar da criança com necessidade especial deve iniciar na Educação Infantil, com professores capacitados para exercer essa inclusão. Assim a inclusão de crianças com Síndrome de Down, a partir da Educação Infantil, passa, necessariamente pelo conhecimento da Síndrome e desenvolvimento global dessas crianças sempre em conjunto com as demais, pois cada ser possui seu ritmo e potencialidades próprias.

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(por: Talita Bressan Ortinho)

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